Caderno de Sociologia - Primeiro Ano

25/03/2012 13:45

A CONVIVÊNCIA SOCIAL

Segue aí o conteúdo do primeiro bimestre para o primeiro ano (ensino médio) da disciplina de Sociologia.

 

* "Sua vida só adquire sentido na relação com outros seres humanos". (Aristóteles)

 

* O que levou o homem a conviver em grupo?

R: Quando o ser humano percebeu que fazia parte da cadeia alimentar, surgiu o sentimento do "medo", e tal sentimento levou o homem a buscar meios de manter-se vivo no planeta terra.

 

* A sociedade vem a ser um grupo de pessoas que partilham os mesmos objetivos ou um grupo de indivíduos que vivem dentro de uma comunidade organizada.

 

* O pai da Sociologia foi "Augusto Comte", foi ele quem usou pela primeira vez essa palavra. Já com Émile Durkheim a Sociologia virou uma ciência.

 

* AUGUSTO COMTE

* Este pensador acreditava que a ciência poderia estabelecer a ordem e o progresso na sociedade. Através de sua teoria positivista, acreditava ser possível reestabelecer a ordem social e o progresso na civilização moderna.

 

* ÉMILE DURKHEIM

* Com este pensador, a Sociologia deixou de ser apenas uma ideia e ganhou status de ciência. Ele acreditava que os acontecimentos sociais como: crimes, suicídios, famílias, leis... poderiam ser observados e estudados.

 

* O ISOLAMENTO SOCIAL

* Se caracteriza na ausência de contatos sociais, onde o indivíduo não tem nenhum tipo de relação com outro indivíduo. O isolamento cria uma evolução desproporcional. (Ver o caso do texto: As crianças selvagens)

 

* PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

* Ao nascer chega-se a um mundo que já está pronto, e essa relação com o "novo" é de total estranheza. A criança vai sentir frio e calor, conforto e desconforto, vai sorrir e chorar, enfim, vai se relacionar e conviver com o mundo externo. No processo de conviver com a família e com os vizinhos, de frequentar a escola, de ir a igreja, de ver televisão, de passear e conhecer novos lugares, coisas e pessoas compõe um universo cheio de faces na qual a criança vai se socializando, isto é, vai aprendendo os valores e o modo de vida da sociedade da qual faz parte. Quando um indivíduo se integra a um grupo, assimilando o conjunto de hábitos, regras, costumes... este ser humano passa pelo processo de socialização.

Os espaços públicos de socialização são todos os outros lugares que frequentamos no dia-a-dia. Neles, as relações são diferentes, pois convivemos com pessoas que muitas vezes nem conhecemos. Nesses espaços públicos, não podemos fazer muitas das coisas que fazemos em casa, pois existem normas e regras próprias em cada situação.

 

* AS CIÊNCIAS SOCIAIS

* O comportamento humano é bem complexo e diversificado.

* Cada indivíduo age conforme as influências de seu meio.

* As ciências sociais estudam o comportamento humano e as suas formas de manifestar-se.

* Os comportamentos individuais se consistem em: andar, dormir, falar...

* Os comportamentos sociais se consistem em: fazer greve, assistir aulas, namorar...

 

* AS DIVISÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

* SOCIOLOGIA: estuda as relações sociais e as formas de organização, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.

* ANTROPOLOGIA: estuda as semelhanças e diferenças culturais - as religiões, casamentos, ritos...

* CIÊNCIA ECONÔMICA: estuda as atividades humanas ligadas à produção, circulação de mercadorias, distribuição e consumo de bens e serviços.

* CIÊNCIA POLÍTICA: estuda a distribuição de poder na sociedade e as formas de governo existentes.

 

* THOMAS HOBBES

* Filósofo e político inglês (1588 - 1679). Conhecido pela obra-prima Leviatã, nome de um monstro bíblico que ele usa para definir o Estado que zela pelo bem-estar e proteção do homem natural como se fosse um homem artificial. De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros dessa sociedade devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembléia (que pode até mesmo ser composta de todos, caso em que seria uma democracia), deveria ser o Leviatã, uma autoridade inquestionável. A teoria política do Leviatã mantém no essencial as idéias de suas duas obras anteriores, Os elementos da lei e Do cidadão (em que tratou a questão das relações entre Igreja e Estado). O homem é lobo do homem!!!

 

* JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)

Sua herança de pensador radical e revolucionário está provavelmente melhor expressada em sua mais célebre frase, contida em " O Contrato Social": “O homem nasce livre, porém em todos lados está acorrentado”. Rousseau tem a convicção de que o homem é bom por natureza, e em seu primeiro discurso afirma que os costumes degeneram à medida que os povos desenvolvem o gosto pelos estudos e pelas letras, neste novo trabalho procurará mostrar as causas desta degeneração. Segundo Jean Jacques o homem natural é bom, e no isolamento é igual a todo homem. É a partir do momento que resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem. A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.

O HOMEM NASCE BOM, MAS A SOCIEDAE O CORROMPE!!!