Casos de Isolamento Social

20/03/2012 19:54

O Menino Selvagem de Aveyron

Em setembro de 1799 um menino cerca de 12 anos foi encontrado perto da floresta de Aveyron na França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de “Victor”, foi levado a Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean Marc Gaspar Itard. Durante cinco anos o Dr. Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler e a se comportar como ser humano civilizado, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra Lait (leite).

 

O Enigma Kasper Hauser

Kasper Hauser foi uma criança abandonada, envolta em mistério, encontrada na praça de Nuremberg, na Alemanha em 22 de maio de 1828. Hauser passou os primeiros anos de vida aprisionado numa cela, não tendo contato verbal com nenhuma pessoa. Foi lhe ensinado algumas palavras e no contato com os membros da sociedade aprendeu a falar. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período que passou aprisionado. Ele Havia sido encontrado com 15 anos de idade, com uma carta endereçada a um capitão da cidade. Hauser odiava comer carne e beber álcool, pois havia sido alimentado somente de pão e água. Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro maior do que o esquerdo,o que comprovou avanços no campo da musica. Ele foi assassinado com uma facada no peito em 1833.

 

O Caso Amala e Kamala

Amala e Kamala, também conhecidas como as “meninas lobo”, foram duas crianças selvagens encontradas na Índia em 1920. A primeira delas tinha um ano e meio e faleceu um ano mais tarde. Kamala, no entanto, já tinha 8 anos de idade, e viveu até 1929. Foram feitos penosos trabalhos no processo de socialização das duas meninas lobo. Elas não falavam, não sorriam, andavam de quatro, uivavam para a lua e sua visão era melhor a noite do que de dia. Amala morreu um ano após ser encontrada. Kamala viveu 8 anos em uma instituição para crianças abandonadas. Ela necessitou de 6 anos para aprender a andar e antes de morrer só tinha um vocabulário de 50 palavras. Atitudes afetvas foram aparecendo aos poucos, e ela chorou  pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente ás pessoas que cuidaram dela.